Forum

troca de rele adapt...

Notificações
Desmarcar todos os

troca de rele adaptado

1 Posts
2 Usuários
0 Reações
1 Visualizações
0
[#1664]
Tópico starter

TENHO UM REFRIGERADOR ELETROLUX 240 LITROS. O RELE QUEIMOU E TENHO OUTRO PARA ADAPTAR E COLOCAR NO LUGAR MAS PRECISO SABER DAS CORES CORRETAS PARA FAZER FUNCIONAR. OBRIGADA

1 Responder
0

Olá Janda,
Ao substituir o relé de um refrigerador, como o Electrolux 240 litros, é essencial conectar os fios nas posições corretas para garantir o funcionamento seguro do compressor. Aqui estão os passos e orientações gerais para realizar a conexão corretamente:
Identificação dos Fios:

Fio de alimentação (fase): Normalmente vermelho ou marrom.
Fio de alimentação (neutro): Geralmente azul.
Fio do capacitor (se aplicável): Pode ser preto ou outro identificável.
Fio de proteção (terra): Verde ou verde com amarelo.

Conexões no Relé:

O relé de partida tem três pontos principais:

Terminal Comum (C): Conecta ao fio neutro (azul).
Terminal de Partida (S): Conecta ao terminal do capacitor ou bobina de partida do compressor.
Terminal de Funcionamento (R): Conecta à fase (vermelho ou marrom).

Procedimento Geral:

Desligue a geladeira: Certifique-se de que ela está fora da tomada.

Identifique os Terminais do Compressor:
Use um multímetro para verificar continuidade entre os terminais do compressor.
Os terminais geralmente estão dispostos assim:
Comum (C): Conecta ao neutro.
Partida (S): Conecta ao relé.
Funcionamento (R): Conecta à fase.

Instale o Relé:
Conecte os fios conforme descrito acima (C, S e R).
Se o relé for de outro modelo, consulte o diagrama técnico do novo relé e adapte as conexões.

Teste o Sistema:
Reconecte a geladeira à tomada e observe o funcionamento. O compressor deve iniciar suavemente.

Atenção:

Relé Compatível: Certifique-se de que o relé é adequado para o tipo e potência do compressor.
Segurança: Sempre use luvas e equipamentos de proteção ao trabalhar com eletricidade.
Capacitor (se aplicável): Verifique se o capacitor de partida está em boas condições. Ele pode precisar ser substituído junto com o relé.

Se você precisar de informações específicas sobre o modelo do compressor ou do relé, informe os números de identificação que aparecem nas peças, e posso ajudar a confirmar as conexões exatas!

Compartilhar: