Meu refrigerador Brastemp Frostfree 330 não está gelando bem e a parte superior (freezer) apresenta gelo quando levanto a tampinha que fica pelo lado de dentro atrás das forminhas de gelo. Os alimentos estão ficando moles, ou seja, não chegam a congelar. Porém, vejo que o motor liga por pouco tempo e que a ventuinha liga e logo em seguida também desliga. Dia desses, deixei fora da tomada uma tarde inteira e descongelou aquele gelo que se formou na parte superior atrás da tampinha, liguei e funcionou super bem, mas foi só por uns dias.
REFRIGERADOR NÃO GELA? Mais com o frízer em perfeito funcionamento…
(1°) Os pés dianteiros devem está mais alto que os pés traseiro, para melhor escorrer a água do degelo.
(2°) ver se as portas estão bem vedadas, para que o sensor de degelo enxergue -5°.
(3°) ver se o dreno não está entupido, (O dreno é uma mangueira que ficas localizada em cima da bandeja que coleta a agua do degelo, e que fica em cima do motor). Com um fio rígido ou um arame, deve ser introduzido dentro do dreno e com movimentos pra cima e pra baixo, deve tirar a sujeira.
(4°) Se não encontrou nenhuma irregularidade citada à cima, deve-se chamar um técnico para fazer a rotina de testes em todos os componentes responsável pelo DEGELO. VERIFICAR E TESTAR, O ventilador, a resistência, o sensor de degelo ou bimetal, o fusível da resistência, e o damper termostato que fica dentro do refrigerador, (Aquele que se regula a temperatura interna), e por ultimo o modulo eletrônico… Boa sorte...
Obrigada por responder a minha pergunta Roberto. Só para esclarecer melhor, o freezer não está funcionando bem também. Quando levanto a tampinha que fica localizada atrás da forma de gelo, existe formação de gelo lá. Nada fica congelado no freezer, apenas resfriado.
Fiquei super feliz com as dicas do forum. Meu refrigerador está funcionando bem. Fizemos o teste colocando uma fita adesiva na porta superior (do freezer) e voltou a gelar. Obrigada.