Olá amigos. Tenho em meu sítio uma geladeira Consul como segue nas fotos do album http://s80.photobucket.com/albums/j170/murilo_meteora/Geladeira/
A geladeira, e seu motor, estão funcionando perfeitamente. Acabei de trocar apenas a borracha da porta.
Temos outra geladeira no sítio, e utilizamos esta apenas para gelar cerveja. Ela é ligada apenas 3 vezes por ano, por cerca de 5 dias.
Eu iria apenas pinta-la de preto, mas decidi fazer uma modificação maior.
Adquiri no Mercado Livre um termostato digital para controlar a temperatura em -4 oC.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-429146832-termostato-digital-de-maxima-preciso-_JM
E ao inves de pintar-la de preta, comprei corvin e cola de sapateiro. Vou fazê-la com couro marrom!
Vou colocar uma lampada azul. (Representa a aparência de Frio)
Agora vêm as maiores dificuldades. A parte mecânica. Sou leigo no assunto geladeira, mas sei o bastante de elétrica e eletrônica.
Como a geladeira é simples, basta remover o termostato que está nela, e ligar o motor no termostato digital.
Preciso de fazer alguma coisa antes de fazer esta operação? (Mecher no relé, etc)
E será que o motor da geladeira vai conseguir manter a temperatura em -4 oC? Mesmo que fique ligado mais tempo.
Preciso colocar um evaporador melhor na geladeira? Melhor do que aquela grade preta traseira? Como fazer?
Posso colocar duas ventuinhas em paralelo com o motor, na grade preta apenas?
E sobre o fluxo de ar interno, estive pensando em perfurar toda a gaveta do congelador, sem danificar os tubos. Assim o ar frio iria descer mais facilmente.
Alguma dica, opinião, ou crítica para fazerem?
Caro amigo,
Infelizmente essa sua ideia não dará certo. Se você reparar os FREEZERS atualmente em cada prateleira funciona como evaporador.
Ou seja, o freezer só é freezer porque ele tem a capacidade de congelar os alimentos rapidamente. O seu atual refrigerador precisaria de uma série de adaptações que certamente custaria mais caro do comprar um novo.
Eis algumas das adaptações.
- Substituir o atual compressor por um de 1//3.
- Substituir a evaporadora por uma maior.
- Adaptar um forçador de ar (ventilador).
- Reoperar o sistema para utilizar um novo tipo de gás.
- Entre outras mazelas.
Sugiro que compre um freezer pequeno da consul e faça a adaptação de luz e pintura desejada.
Os amigos que tiverem mais sugestões ou alguma observação para fazer sobre as minhas dicas fiquem a vontade.
Na verdade esse é um assunto pra Roberto Brastemp. ELE É O CARA do fórum, resolve tudo por aqui a muitos anos.
Att,
PEÇASEPARTES
Obrigado pela resposta "Peças e Partes".
Mas, caso a geladeira fique trabalhando direto, sem desligar, qual temperatura você acha que ela atinge? Não chegará aos -4 C? Para funcionar como Cervejeira? Obrigado
Talvez atinja mas com a ela vazia. Ela cheia, tendo que "roubar caloria" da cerveja dificilmente atingirá um resultado satisfatório.
Att,
PEÇASEPARTES
www.pecasepartesblog.blogspot.com