Olà amigo, tudo bem??
Gostaria de uma ajuda, eu tenho uma lavadora intelligent com o problema que o cesto nao gira,
mas gira somente o agitador, 2 meses atras ja tinha trocado o atuador e voltou a funcionar,
agora voltou fazer o mesmo problema, tirei o atuador e testei direto na corrente e
o carrinho dele volta devagar, è normal isso ou deve voltar tudo de uma vez?
Em um problema similar vc respondeu a um usuario isso:
"Observe se o camé está encostando nos dentes da polia"
O que è um "camè" e a "polia", desculpe mas eu nao sou brasileiro e alguns termos
que vcs usam eu desconheço.
Obrigado.
Olá Luigi,
Este problema esta acontecendo durante a Centrifugação?
O atuador da Intelligent tem que voltar devagar, ele NÃO volta rápido.
Polia é esta peça redonda preta por onde passa a correia da maquina, o Conjunto Cames, é um conjunto composto por 3 peças brancas e uma mola,(Anel deslizante, Came externo, Came interno e a Mola Kambam) essas peças ficam uma "dentro" da outra logo atrás da Polia da caixa (esta preta que falamos primeiro).
Pelo que você esta questionando, este defeito é mais causado pelo atuador.
Para ter certeza, vire a maquina ou deite ela no chão (cuidado para não arranhar), retire a correia. Ligue a maquina e coloque-a para centrifugar.
Assim que ela começar a funcionar, verifique se o atuador esta funcionando corretamente no sistema.
Se estiver tudo OK, solte a Polia e verifique o Conjunto Came. Muitas vezes ele esta gasto ou "comido".
Espero ter ajudado.
Qualquer duvida, estou aqui.
Att
Util Assistec
Olà amigo, obrigado pela resposta, o cesto nao gira nem quando lava nem quando centrifuga. Esqueci de dizer que eu tentei deitar a maquina e tentar fazer a centrifuga
e dessa maneira o cesto gira, mas assim que eu a levanto nao gira mais...
O atuador funciona, da pra ouvir o estalo e ele se mexendo, entao pela explicaçao
que vc me deu, acho que o problema è esse conjunto CAME que parece ser tipo uma
embreagem para que o motor ative uma funçao ou outra.
Para tirar esse conjunto precisa tirar todos os parafusos hexagonal que estao
numa placa que cobre o motor?
Att. Luigi
Olá Luigi,
Para retirar o CJ Came, não é necessario retirar nenhum parafuso.
Você precisara somente de tirar a correia, após isto, com uma chave de Boca ou Chave "L" 13mm você retira a porca que prende a Polia. Assim que tirar a porca, retire também a Polia.
Logo que retirar a Polia, você já vai ver o CJ Came.
Observe-o com cuidado. Olhe em volta dele. ele tem 4 travas que o fixam na Base de metal.
Utilizando uma Chave de Fenda, pressione a trava para dentro e logo após para cima em um mesmo movimento. Para retirar as 4 travas pode ser um pouco chato, pois ao retirar uma, a outra entra novamente, ou fica muito "dura" para retirar. se isto acontecer, utilize a mão para segurar as travas que já retirou e não ficara muito difícil. LEMBRE-SE, sempre retire as travas em formato de X, ou seja, ao retirar uma trava, retire a que esta oposta a ela, do outro lado. NÃO retire a que esta do lado, pois pode ser mais difícil.
Após retirar, verifique as 3 peças que formam o Cj Came (a mola Kamban em 95% dos casos não precisa ser trocada). Quando for colocar a nova, repita a operação e fica atento à posição da peça, o que é fundamental.
Com o auxilio de uma Chave de Fenda, coloque-o na posição correta e pressione as travas para dentro e para baixo em um mesmo movimento. LEMBRE-SE assim como retirou, coloque-as em formato X, ao colocar uma, coloque a que esta do lado oposto.
Abaixo, segue foto do CAME com destaque para a trava do came (circulo preto) e do encaixe do came na base (circulo vermelho).
Se tiver mais alguma dúvida, pode perguntar.
Abrass
Útil Assistec
Olà amigo, mais uma vez obrigado pela resposta, eu troquei esse cj came mas nao adiantou, nao entendo o pq...o atuador funciona, o cj agora è novo, tentei tb afrochar a mola que segura a embriagem do motor mas nada resolveu. O que posso tentar mais?
Grato, Luigi
Olá Luigi,
Durante o funcionamento, quando você tomba a maquina, o atuador "puxa" o cj Came?
Faça um outro teste para que eu possa tirar uma duvida:
vire a maquina e Observe como o atuador puxa o came, desligue a maquina, faça o papel do came com a mão, (puxe a alavanca do cj came com a Mão) e verifique se o agitador esta girando junto com o cesto (mantenha-o pressionado e peça para alguem girar o cesto).
No aguardo
Olà amigo (mas qual teu nome?)
obrigado mais uma vez pela ajuda, eu fiz o teste que vc falou, deitei a maquina
puxei o CJ e girei o cesto, o agitador gira junto...outra...o atuador puxa o CJ.
Luigi
Olá Luigi,
Meu nome é Aquiles. se tudo esta funcionando, verifique se a polia (aquela preta que vc tirou primeiro - onde a correia passa) não esta desgastada.
O cj Came funciona junto com ela. Se mesmo assim não obtiver resultado, te aconselho a chamar um técnico para olhar. Estes são os principais pontos, se não conseguir, chame um técnico, pois das ultimas alternativas, o seu Cj Mecanismo pode estar com defeito.
Abrass